Powered By Blogger

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Se nós adeptos não nos respeitarmos, não poderemos exigir respeito dos outros!

Babalorixá Nilklebert de Oxum
no ritual de Jurema
vestindo a Mestra Diana
Cortejo de Yemanjá
reunindo todos os adeptos
da cidade de Areia Branca
A pouco tempo saiu uma reportagem em um Jornal Candomblecista que circula mensalmente na nossa Salinésia.  Sempre admirei e apoiei tal publicação, pois vejo que todo e qualquer material que divulgue nossa Religião será bem vindo. Porém nesta última edição escreveram um material discriminando os adeptos homossexuais que em rituais de Jurema ou afins, se vestem com roupas femininas. Não cultuo essa ramificação da Religião, por isso esse blog só posta material sobre o Candomblé e os Orixás, porém tenho que abrir esse espaço para expor minha indignação diante de tal preconceito. Já somos tão criticados pela sociedade, se continuarmos não nos respeitando e não nos unindo, ninguém que está fora fará isso. Respeito muito a Casa de Yemanjá Sabá, pois foi lá que aprendi muito do que sei hoje, foi na Nação Ketu que iniciei, sou irmão de esteira e admirador do escritor dessa matéria, mas acho que o mesmo foi infeliz em suas colocações. O respeito as diferenças é o que deve nortear nosso convívio social. Temos o direito de expor nossas idéias, mas a forma como expomos deve ser repensada para que não caiamos na discriminação do outro, seja ele, homossexual ou não, candomblecista ou não... Que possamos refletir: do que adianta fazermos eventos, debates, caminhadas, jornais, xirês ao público... se dentro de nós reina o preconceito, a discriminação e a não aceitação nossa e dos nossos irmãos...Que Olorum, através dos elementos da natureza, nos leve a refletir nossos conceitos e a melhorarmos a cada dia! Axé!

18 comentários:

  1. Caro blogueiro!
    A resposta para o seu protesto está no blog: AXE DO VAL
    Confira!!!!

    ResponderExcluir
  2. Caro Blogueiro,
    Gostaria que você se apresentasse para que pudéssemos discutir sobre o referido artigo que tanto lhe indignou já que envolve o nome do Jornal Axé em Noticia e eu na qualidade de idealizador, diretor, supervisor e redator-chefe do referido informativo jornal, quero apresentar algumas considerações.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. AO BLOG KOLOFE.BLOGSPOT.COM

    Caro blogueiro!

    Li a sua crítica à minha matéria que falava da influência do travestismo nos rituais que saiu no jornal Axé em Notícia de Areia Branca.
    A minha réplica a sua crítica você verá na íntegra no blog: AXÉ DO VALE que sou responsável por ele.

    ResponderExcluir
  4. AO BLOG KOLOFE.BLOGSPOT.COM

    Caro blogueiro!

    Li a sua crítica à minha matéria que falava da influência do travestismo nos rituais que saiu no jornal Axé em Notícia de Areia Branca.
    A minha réplica a sua crítica você verá na íntegra no blog: AXÉ DO VALE que sou responsável por ele.
    Klenison T'Sangó

    ResponderExcluir
  5. Em nome do Ile Asé Dajó Iyá Omí Sàbá e do Informativo Jornal Axé em Noticia eu, Noamã Jagun, quero apresentar neste ato ao referido blog alguns esclarecimentos. Foi postado no blog intitulado de kolofe.blogspot.com, que numa das edições do Jornal Axé em Noticia, que o colunista Klenison Soares teria escrito um artigo discriminando os adeptos homossexuais que em rituais de Jurema ou afins, se vestem com roupas femininas. O blogueiro que fez tal denuncia é uma incógnita, pois não assina a matéria, todavia, mostra sua indignação e acusa o colunista Klenison Soares, bem como, o Jornal Axé em Noticia de usar de preconceito para com os homossexuais que se apresentam em rituais denominados de jurema, vestidos com roupas do vestuário feminino. É importante salientar que em momento algum nas entrelinhas da matéria do referido colunista foi citado nomes de qualquer pessoa do meio espiritualista aqui da cidade de Areia Branca, até porque esse tipo de ritual acontece em quase todas as partes deste país. Também não usamos de preconceito para com os homossexuais no atinente as suas preferências sexuais ou a sua condição de cidadania gay, o que tentamos fazer foi conscientizar os nossos leitores de que o culto a jurema deve ser preservado dentro da sua originalidade, que não concordamos com esse tipo de ritual que fere os dogmas do culto a jurema sagrada e esse direito nós temos, pois somos praticantes do culto a jurema sagrada tradicional e nada mais nobre que lutarmos para manter viva essa tradição que surgiu no Nordeste do Brasil a cerca de 400 anos atrás. Lamentamos por termos sido mal interpretados por pessoas do meio religioso em Areia Branca que se encontraram nas entrelinhas da matéria publicada, pois nada temos contra os que se denominam de jejes aqui na salinésia e não citamos nomes de integrantes dessa agregação religiosa em nosso artigo. O que temos, na verdade, é um propósito de lutar pela preservação do culto aos orixás de candomblé e do culto a jurema sagrada. A casa de Yemanjá Sàbá já realizou 7 encontros culturais de religião de matriz africana promovidos no mês julho e 5 encontros no mês de dezembro e sempre que organizamos tais eventos convidamos todos os sacerdotes (a) da nossa cidade juntamente com seus filhos de santo, simpatizantes, e a sociedade em geral. Nunca discriminamos quem quer que seja, ao contrário, o que propomos sempre foi à união de todos num mesmo patamar e irmanados na mesma fé. O cortejo de Yemanjá que acontece no dia 31 de dezembro, nós nos unimos com umbandistas e populares simpatizantes do culto a Yemanjá e saímos pelas ruas da cidade louvando a grande Iyá Orí, numa demonstração de fé a Yemanjá e respeito aos nossos irmãos, independente da designação religiosa a que ele pertença e o olhar preconceituoso não existe da nossa parte. O jornal Axé em Noticia tem sido a nossa maior forma de expressão como objeto de mídia e se apresenta também como prestador de serviços de utilidade pública a sociedade areia-branquense e sempre esteve aberto para qualquer um que queira participar conosco nesse projeto. É preciso separar o joio do trigo e ver a razão pela qual publicamos a matéria, pois o culto de jurema da casa de Yemanjá Sàbá é de atos e princípios muito antigos, ou seja, dentro do seu formato original e estamos lutando pela preservação desse rito e se esse fato de algum modo chegou a ferir o seguimento Jeje existente na urbe, só temos a lamentar, mas precisamos continuar lutando pela preservação das nossas tradições religiosas.
    Deixo esse pensamento:
    "O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem caráter, nem dos sem ética. O que mais me preocupa é o silêncio dos bons." (Martin Luther King)

    ResponderExcluir
  6. Caro blogueiro concordo totalmente com sua tese.
    Primeiro gostaria de relatar que a Nação Jeje não tem nada a ver com a referida jurema citada, para se falar de jurema temos que falar de origem.Não adianta discutir com pessoas que não passaram pela consagração. Mas enfim quero apenas dizer que as pessoas que são preconceituosas e discriminativas, que acham que vestir uma entidade (mestra) é de baixo caráter. Cada casa com sua raiz, a verdadeira ciência do mestre ou da mestra está nos fundamentos feitos 2 dias antes da cerimônia de comemoração, a festa dada para a entidade é o glamour da mesma. Mas não adianta discutir com pessoas que nunca passaram pelo processo, que não sabem o que é a jurema e sua força, porque eu sou sacerdote jeje e também sou discípulo e Pai de jurema ha 16 anos e no Kwê Ezin Aziri Dolá terá muitos cultos a jurema e muitas mestra vestirão, porque quando uma casa vai ser aberta temos botar abaixo todo preconceito.
    Eu respeito todo tipo de crença, o nosso culto aos voduns está crescendo, mais uma casa jeje se levanta em Areia Branca e o culto a jurema com ela virá também.
    Gostaria de saber por que foi divulgado no jornal aquela matéria tão minusciosa sobre os homossexuais e suas mestras? Ele s dizem que não foi por preconceito e sim para preservação de sua tradições e origem, mas de qualquer forma atacaram com discriminação nosso tipo de culto por mais que não tivessem citado nomes, porque os únicos a cultuarem a jurema da forma que eles expressaram somos nós.
    Para que a jurema original seja mantida na sua tradicionalidade e preservação as mestras devem ser banidas o culto . As vestimentas das mesmas é tradicional tanto em homens como em mulheres e isso ninguém pode mudar.
    Gostaria de dizer aos preconceituosos que: nunca digam “dessa água não beberei”.

    ResponderExcluir
  7. Bonito e intrínseco texto, mas sei que não foi de sua autoria. A sua idade de Jurema e Orixá não determina o seu conhecimento; em primeiro lugar não existe fundamento em Jurema e sim em Orixá. Não tente explicar o que você não conseguirá. Não existe em nenhum estudo esse registro do travestismo. Mais cada qual com seus cada quais, a minha opinião emitida não foi para você parar com o seu culto. Cada um só da os valores que tem.
    Mais em tempo algum irei concordar com isso, pois o RN é tradiconal e em poucas casas mantém o culto tradicional da Jurema.
    Jurema não tem AXÉ, tem CIÊNCIA;
    Jurema não tem TURBANTE, tem CHAPÉU (no caso de homens.
    A tão famosa MESTRA MARIA DO ACAIS, não era portuguesa, mas Índia, nem tão pouco uma mulher de prostíbulo.

    Quanto a frase "dessa água não beberei", saiba que sou dinâmico e posso mudar de opinião, mas, nunca de princípios, uma qualidade que são para poucos.
    Quantos aos seus cultos você TEM garantido pela constituição o direito de cultuar e não sou eu que quero perseguir e nem impor culto padrão a ninguém, mais não sou obrigado a dizer AMÉM! Não sou obrigado a dizer que o que você cultua é Jurema Santa e Sagrada, pois os seus próprios discípulos contam nas ruas os bastidores dessa "Jurema".
    Concordo que toda casa para ser aberta tem que ir abaixo o preconceito, mas sem esquecer que tudo isso tem tradição e origem,não foi criado a toa. Foi a base de muita luta!

    Bom! Sem perder mais tempo com quem não tem com o que contribuir para as sociedades religiosas e civil, faça o seu culto, mais não espernei com as nossas críticas, também tenho o direito de fazê-las.
    Agora saiba que esse texto não foi encomendado por qualquer escriba e que a imprensa é livre e imparcial.
    Klenison T'Sangó

    ResponderExcluir
  8. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk adorooooooooooo

    ResponderExcluir
  9. Bom , primeiramente boa noite a todos que aqui postaram . Como posso dizer aqui nesse comentário com fato e foco em você Klenisson D'Sangó , baba , abian , iawó , realmente eu acho que nem vc mesmo sabe o que é né ? o que você acha da jurema se você nem conheçe o verdadeiro fundamento da jurema ? peço que primeiro você va se Consagrar na jurema , eu pertenço a folha do acaio , com Tradição a MESTRA MARIA DO ACAIS que fundou e fundamentou todos esses discipulos que há em todo nordeste , alias a maioria , porque ela sim sabia o que era JUREMA , quero te falar também que o fundamento de nois mestres de jurema estar no CACHIMBO como você se diz conheçer a jurema se nem em caximbo você num pega ? .. Mudando de assunto , aquele texto que estar lá em cima ali , do Babalorixá Nilklebert D'Oxum Agemun , foi da autoria sim dele ou você acha que só você tem a capacidade de criar texto? sei que sou apenas um iawó mais eu tenho sabedoria , porque na minha casa de santo se dá axé de verdade e do axé que dão nasce a sabedoria .. Entrando no Texto que nasceu no jornal , aquilo é preconceito concerteza , eu me toquei pq eu sou um dos que cultua a jurema , que se encorporo com entidades femininas e que boto vestido , sou muito prolixo e verdadeiro , não coloco vestido em vão, nem muito menos fico bebendo e fumando dizendo que estou com entidades como muitos fazem em geral , eu conheço o que é axé de jurema , me encorporo de verdade , não desconfiando de ninguem que fique bem claro . Mais o que vc postou no jornal se chama de preconceito .. Agora me diga uma coisa ? HOMOSSEXUAL NUM É UM BRILHO ? A maioria das artes a gente encontra em Homossexuais , Realmente eles são barras ! e espero que tudo fique bem claro meu querido , qualquer reclamação , queixa ou algo do mesmo gênero ai meu numero (84) 87590499 .... Mikael D'Logunedé ! bjim !

    ResponderExcluir
  10. Outra Deixando bem claro , na jurema existe fundamentos com toda certeza , ou você acha que é colocar um tronquinho , um cachimbo , um litro de pitú e ja estar Consagrado ? não , quem quizer fique na duvida , ou melhor passe pelo o mesmo que eu passei pra dps falar ! Mikael D'Logunedé

    ResponderExcluir
  11. Tenho observado a revolta por tudo que escrevi. As carapuças que serviram como uma luva para os que se revoltaram, ainda não consiguiram um contraponto real e justificável e nem irão encontrar.

    Já disse que a matéria não foi direcionada a ninguém em especial, mas como carapuça só cabe em quem se toma, não posso fazer nada. Umas ramas tenras, com os conhecimentos papagáveis, tenta chamar a minha atenção, pedindo para eu passar pelo que passou. Não passei e nem pretendo passar, os que já passaram e sairam comentam os bastidores sordidos da referida "rama do acais".

    Não disse que sou babá. Já fui abiya e sou iyawo, mas quero deixar claro que na minha rama sou discipulo apontado e não me troco por certas ramas de consagrados; tanto é que esperneiam, me acusam de preconceito e intolerância, mais não consiguiram explicar a origem do ritual festinha americana que usam o nome das entidades para exibir as suas necessidades de personalidades.

    Jurema não tem axé, tem ciência e quem assim não procede não pode ser chamado de juremeiro.

    Já falei que não foi direcionado a casa que se dói com o que falo, mas se querem algo mais focado posso postar no AXEDOVALE.BLOGSPOT.COM algo mais picante chamando a atenção da sociedade e, contra fatos e fotos não há argumentos.

    A rama tenra, não precisa deixar número de cel. Não me baixarei a esse nível. Meus anos de busca ao entendimento do sagrado e da origem da cultura não sucumbirão à tamanha perca de tempo.

    E, eu sou Klenison T'Sangó e não D'Sangó, antes de escrever, estude mais a gramática iyorubá ela existe.

    ResponderExcluir
  12. Mas vamos e convenhamos Klenison de Xangô vc é preconceituoso sim, e falando de bastidores os seus tbm saem falando mal, vc num passa pelo processo de consagração pq o que vale pra vc é o que vc pesquisa na internet, e pra mim o que vale é o que os mais antigos guardam e repassam para os mais novos, e não postam em sites.Mas de antemão vc está convidado pra inalguração do Kwê ezin Aziri Dolá que será dia 15/01/2012 será realizado um xirê em especial a Oxum e dia 28/01/2012 será a festa de Maria Padillha onde ela vestirá um belíssimo vestido.A sua pessoa será muito bem recebida.Um abraço!

    ResponderExcluir
  13. Ao caro Babá/Tata!
    Não existe nada que prove a minha falta de respeito a ninguém e, desconheço a pessoa no mundo que é isenta de preconceito, já que em seu significado trata de uma idéia formada sem o conhecimento e essa todos sem excessão tem.

    Quanto a falar mal, existe uma disparidade em relação aos conteúdos externados. O

    Os meus conhecimentos não são originários da internet, mesmo sabendo que é uma ferramenta importante para a ampliação dos conhecimentos a exemplo posso lhe citar que através da net mantenho contato com grupos de estudo, renomados antropólos, historiadores, pesquisadores que lapidam o meu conhecimento juremístico. Procuro atraves dos estudos entender a origem das coisas e sua verdadeira cultura, porque existem alguns desaculturados e se restrigem apenas ao papagaísmo(repetem por repetirem) eu não, procuro entender de fato.
    Quanto a consagração que é apenas o que está me faltando lhe asseguro que em meiados de 2012 Areia Branca, tomará conhecimento e o RN também.
    Mas, até lá eu, enquanto discipulo apontado, não me troco por certos "juremeiros" que gralha mais não gorjeia.
    Fico feliz em saber que mais uma casa de matriz africana será inaugurada, não me oponho a isso. Acho que mais casas deveriam serem abertas, até mesmo pelo fato de sermos numericamente a terceira no Brasil, mas que tudo seja com base e respaldo na cultura e na expressão de religiosidade, se puder ao Xirê poderei ir, mas quanto ao show de travequismo, não darei testemunho disso. Maria Padilha não precisa de nenhum vestido, ela já tem o brilho espiritual quem necessita; quem precisa desse glamour é você. Então, curta sua onda, você tem todo o direito e boa festa!
    Há! não se diz vamos e convenhamos e sim venhamos e convenhamos. Outro lembrete é que este blog procure atualizar o seu contéudo, pois para quem tem tanto a oferecer parece que o pote anda meio seco.
    Um abraço sem ressentimentos!

    ResponderExcluir
  14. Ou Meu Filho você estar precisando tomar um pouco de Omindundun para restabelecer os seus nerônios que estar escrevendo coisa com coisa viu , eu estudo muito a gramatica Iorubá mais como o meu jejê se escreve muitas palavras diferentes do seu Kêtu , Não criticando até pq eu adoro o kêtu , mais a gente estar no Brasil apesar de sermos Afro-descendentes né mesmo ? para sua informação eu num tenho nem um ano de Iyawó , né assim que você quer que eu me abilite a escrever a palavra Iyawó ?? é mais fique sabendo você que no meu Jejê se escreve " Yawó " meu querido , você ja deve ter muitos anos de raspado e eu creio que você não sabe de PORRA nenhuma a não ser o que você pesquisa na internet fonte de sua sabedoria .. Entretanto eu pesquiso a minha sabedoria dentro do candomblé , não sou de ta lendo lendas e mitos sei que vinheram através dos orixás , mais isso não passa de uma ilusão , Não Adianta saber que muitas lendas e não saber cantar uma reza de Bori né mesmo ? por isso te peço , imploro , ou qualquer coisa que te convença você ir praticar mais a sabedoria dentro dos fundamentos do candomblé , não de lendas meu querido elas podem te ensinar sim , mais tenho certeza que quando você for Baba/Tata ou uma patente você não vai raspar seus Iyawos Atraves de lenda né mesmo ? você tem que ir a procura atraves de fundamentos dentro do candomblé , Por isso deixo bem claro eu conheço a Gramatica Iorubá mais não gosto de ta usando ela , gastando as minhas tradições com pessoas que nem conheço e que muito menos não merece nem a minha citação , por isso meu querido faça o que eu disse , deixe nois que botamos vestidos em paz , vá botar o seu XOKOTÓ enquanto a gente estar brilhando com nossos Adé , deixe as mulheres do Arê girar . Viu meu querido , meu beijo e tenha um Otimo ano novo Repleto de paz , saúde , amor & alegria ! Logun Agbá Olorikin Axé !
    Mikael D'Logunedé !

    ResponderExcluir
  15. Justifico minha ausência por achar que o SILÊNCIO é a melhor resposta para quem se denomina "dono do saber absoluto", pois ingnorantes são aqueles que se acham sábios!

    ResponderExcluir