O Candomblé surgiu no Brasil da segunda metade do século XVI à primeira metade do século XIX, advinda da áfrica. O cenário encontrado aqui era extremamente triste, pois chegavam aos portos brasileiros inúmeros navios trazendo seres humanos tratados como animais desprezíveis e mercadorias muito valiosas: os africanos.
Homens e mulheres escravizados.Esse comercio escravagista reuniu no Brasil cerca de quatro milhões de africanos, dando lugar a um modelo de religião chamado Candomblé, significando culto e oração.
Naquela época, os senhores de engenho proibiam toda e qualquer manifestação religiosa dos escravos. Como os Senhores impunham a religião católica, os mesmos tiveram que enganar seus donos, criando assim o sincretismo religioso, onde santos da igreja católica, por terem historias de vida parecidas com as dos orixás, foram utilizados. Surgiu então o sincretismo religioso. Exemplos disso é Iansã sincretizada com Santa Bárbara e os Ibejis, sincretizado com Cosme e Damião.
A minha intenção com este artigo não é falar sobre a religião em si, mas principalmente sobre o preconceito que sofremos devido a nossa escolha religiosa. Segundo a constituição brasileira, todo e qualquer brasileiro tem direito a pratica religiosa sem descriminação.
Infelizmente no Brasil não é o que acontece. Vivemos em um cenário cada vez maior de intolerância religiosa. Creio que essa intolerância seja devido ao desconhecimento da cultura, dos rituais e da religião em si. É esse desconhecimento que dá margem ao preconceito contra essa religião.
Você que está lendo agora, já ouviu falar a fundo do candomblé? Já visitou um terreiro? Conhece as práticas e a parte filosófica???? Quantos terreiros de candomblé, ou mesmo umbanda, que seja, você já viu por ai???
Acredito que todas as suas respostas ou duas delas é NÃO.
Provavelmente se eu te perguntar agora se você conhece algum macumbeiro, com certeza você ira dizer que sim.... Macumbeiro??? Isso é um absurdo!!!! Se algum dia eu for chamada assim (como já devo ter sido, mas nunca fiquei sabendo), com certeza a pessoa será processada. Preconceito no Brasil hoje da cadeia. E a lei me dá liberdade para que eu mesma escolha a minha religião.
Mas o que é macumba, macumbeiros?? Será que alguém é capaz de me explicar ao que se referem estes termos depreciativos?????
Como se pode julgar algo ou alguém sem conhecer realmente seus fundamentos???? Será que eu sou uma pessoa pior do que todas as outras por ter coragem de assumir que sou do candomblé?????
Deus é um só. É um ser Sagrado, Divino, Perfeito!!!!! Não importa o nome que seja dado a Ele. Deus, Oxalá, Jeová, Emanuel... Todo ser humano cultua o mesmo Deus, a única coisa diferente é a maneira como Ele é cultuado.
As igrejas evangélicas nos julgam como adoradores do diabo. Creio que este julgamento seja forte demais. No candomblé cultuamos o mesmo Deus que eles cultuam.
Quando você vai a uma igreja, geralmente é sempre a mesma coisa que é dita. “Você tem um encosto”, “Fizeram uma obra de feitiçaria para acabar com a sua vida”, “Tem trabalho feito para você, por isso sua vida está ruim”. Sei disso porque já freqüentei inúmeras igrejas evangélicas, sempre a convite de alguém. E nunca recusei nenhum. Deus está em todo lugar.
O que muitas pessoas provavelmente não sabem, é que a maldade, a inveja, o ódio estão no coração do ser humano e não nos espíritos.
O espiritismo hoje, infelizmente tem sua imagem denegrida por pessoas que fazem dele um comercio, que enganam as pessoas, que pegam quantias de dinheiro absurdas e nada fazem para ajudar e sim para que a pessoa sempre precise dela, e assim pegar mais dinheiro.
Certa vez, uma amiga me perguntou porque um exu, nunca deixa de ser um exu, porque eles nunca evoluem espiritualmente se tornando um ser de luz.... No momento eu não soube responder, e fiquei me questionando isso por vários dias... Até que cheguei a uma conclusão.
Exus são vistos como seres do mau, mas são os espíritos mais parecidos com o ser humano. Se você pegar um punhado de balas e der a uma criança e pedir para ela atirar pedras na vidraça do seu vizinho, ela certamente fará. Se você pedir qualquer coisa para um exu, e prometer uma vela para ele, ele também vai fazer o que você pediu, seja o bem ou mal para alguém. Mas a resposta não está ai.
O motivo pelo qual os exus nunca evoluem no seu grau espiritual é simples. Se um exu atender 10 pessoas num dia, uma vai pedir uma coisa boa, ou um bem para alguém, com esse pedido bom ele ganha luz. Mas o pouquinho de luz que ele ganhou com essa boa ação ele perde em seguida com as outras nove maldades que vão pedir a ele.
O bem ou o mal que existe no espiritismo, não está relacionado tanto aos médiuns, mas principalmente as pessoas que vão em busca de maldade e desgraça para o próximo.
São poucas as pessoas que eu vejo chegarem lá para pedir o bem para alguém que não seja para elas próprias. Geralmente as pessoas chegam até nós com ódio no coração. Querem transformar a vida daquele ex num inferno porque foram abandonadas, querem que aquela pessoa que as incomodam no trabalho perca o emprego e coisas desse tipo.
Não estou dizendo que sou uma pessoa melhor do que ninguém. Apenas acredito piamente em todos fundamentos que aprendi nesses anos de Candomblé. E o mais importante deles é que tudo o que você faz para alguém você recebe em dobro. Se você faz o bem, coisas boas acontecem a você. Se você faz o mal, coisas más acontecem a você.
Para que tanto preconceito, tanta descriminação????????
Será que sou tão diferente assim, apenas por ter escolhido minha religião e ter coragem de assumi-la????
Por isso, criei esse blog para poder ter um espaço de reflexão e divulgação das atividades do Camdomblé dentro da cidade de Areia Branca - RN.
Pra finalizar, quero deixar uma frase importantíssima:
“Todos temos duas pessoas dentro de nós. Uma má e uma boa. Elas vivem numa constante luta pela sobrevivência. Só sobreviverá aquela que você mais alimentar!”
Nenhum comentário:
Postar um comentário